Rio+20 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Projeto Interdisciplinar

Este Blog é uma criação das alunas do curso de gradução em Pedagogia da faculdade integrada AVM "grupo esperança" com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos com o tema RIO+20. Educação Ambiental, contribuindo em gerar uma consciência ecológica, em cada ser humano preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que persiste mudar o comportamento envolvido a proteção da natureza. O desenvolvimento sustentável deve estar também aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural . A criança, desde de cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Visitamos o Blog do grupo Frutos da Educação, e gostamos muito da postagem feita por nossos(as) colegas no dia 07 de Maio de 2012. É uma matéria interessante, rica para o aprendizado na educação infantil, com o tema Só a eco alfabetização pode salvar o Planeta" informação realizada pelo site Envolverde (Jornalismo e sustentabilidade)  trazendo uma reportagem onde fala de um alerta, feito pelo pesquisador Austríaco Fritjal Capra. Este pesquisador alerta à todos para a necessidade da eco-alfabetização. O Brasil em especial, o Rio de Janeiro se prepara para a Rio+20, esse pesquisador está  a muitos anos alertando á todos para que se faça esta conscientização desde cedo, mais precisamente nas escolas. Para ele pode-se formar uma consciência ecológica a partir da capacidade de observar a natureza e trazer os ensinamentos para nosso cotidiano. Apostando em um trabalho infantil,  com crianças na idade da pré-escola,  possam ter contato com uma horta, pois lá elas poderão aprender o ciclo da vida dos alimentos, aprender que nenhum ser vive sozinho. Capra lançará um livro denominado "Smart by Nature",o qual traz em algumas páginas propostas de atividades escolares que abordam a sustentabilidade.


Disponível:

http://educafrutos.blogspot.com.br/



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Visitem os Blogs 
As Educadoras
Frutos da Educação
muito interessante

Visitamos o Blog do grupo As Educadoras e achamos relevante a postagem dos nossos(as) colegas de curso, feita no dia 28 de Abril de 2012. Com o tema Rede social sobre a Rio+20” direto da fonte de pesquisas atualizados na sustentabilidades do que será lançada pela ONU sobre a organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o governo brasileiro, vai lançar, na próxima segunda-feira, uma espécie de rede social para discutir desenvolvimento sustentável. As melhores propostas serão levadas á Rio + 20, conferência da ONU, que ocorre em junho, no  Rio de Janeiro. A plataforma eletrônica reunirá, inicialmente, 27 universidades (nove brasileiras, nove em países desenvolvidos e nove em países em desenvolvimento), com capacidade para 400.000 pessoas. A nova plataforma, chamada Rio + 20 Dialogues (Diálogos da Rio + 20), é uma estratégia da ONU para chamar a atenção para dez temas principais do desenvolvimento sustentável, como oceanos, energia, água e nutrição. Quem quiser participar, deve pedir um convite na página inicial do serviço.

Disponível:




ATIVIDADES RIO+20

1ª ATIVIDADE:   


Ciências Hoje On-line


DUAS INICIATIVAS DE EXEMPLOS DE INSERÇÃO NA DISCUSSÃO AMBIENTAL,
 NO ÂMBITO ESCOLAR:


A Coordenadora Pedagógica Solange Lacorte, investe na
abordagem das questões ambientais desde 2009 na 
Escola Municipal em que trabalha. Coordenador
Pedagógico Fabrício Macedo planeja ações de
conscientização acerca do lixo gerado dentro e fora da 
escola.
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2ª ATIVIDADE:

 MUSEU DA VIDA – Fio Cruz.
acontecerá uma PALESTRA GRATUITA:
“Saúde e Justiça ambiental”Com o pesquisador Marcelo Firpo do Centro de Estudos do trabalhador e Ecologia Humana – Enps/Fiocruz.                  


"ENCONTRO COM O TEMA “SAÚDE E JUSTIÇA AMBIENTAL


Evento gratuito
Dia 14 de maio, segunda-feira, às 14h
Local: auditório do Museu da Vida
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da
Passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz)
Mais informações: (21) 3865-2216 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 3865-2216      end_of_the_skype_highlighting ou (21) 3865-2156 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 3865-2156      end_of_the_skype_highlighting.

Acontecerá no dia 14/05/2012 o III Encontro de
Educação, Ciência e Saúde, traz o tema: 
“Saúde e Justiça Ambiental”.


O desequilíbrio na distribuição de renda, a sociedade vive com uma    distribuição desigual dos impactos causados pela legislação ambiental, assim a população de baixa renda e outros grupos são afetados por esses fatores. Por isso, as pessoas de baixa renda devem ter o direito de participar ativamente dos debates e decisões que as afetam e lutas por compensações para os danos.
Cada mês até o final de 2012, o 3º Encontro colocam em pauta temas relacionados ao RIO +20.



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3ª ATIVIDADE:


AGENDA
Cronograma da Rio+20

11 e 12 de junho | Pré-evento

Chegada de governantes, diplomatas e da sociedade civil no Rio de Janeiro.


13 a 15 de junho | PrepCom3

Última reunião preparatória para a Rio+20, de onde sairá rascunho do documento final da Conferência.


16 a 19 de junho | Negociações e consultas informais

Dias fundamentais para o diálogo entre governos e sociedade civil, com diversos eventos paralelos


20 a 22 de junho | Rio+20

Realização da Conferência e de eventos paralelos organizados pela sociedade civil.


23 a 26 de junho | Balanço e próximos passos

Avaliação dos resultados por parte dos governos e por parte da sociedade civil.







ALÔ, PROFESSOR, INTERVALO: RIO +20 CHEGA ÀS ESCOLAS

Tema sobre discussão ambiental, no âmbito escolar, a Rio +20 ganha mais força nas escolas. Iniciativas como a da Coordenadora PROFESSORA Solange Lacorte e do professor Fabrício Macedo, que relataram suas experiências  no debate ocorrido durante a Palestra “Saúde, ambiente e Sustentabilidade” – Perspectiva para a Rio +20 promovida pelo Museu as Vida em 12/03/12 na Fundação Oswaldo Cruz.  , onde foi possível dentre as perguntas, numa plateia na sua maioria de coordenadores pedagógicos da 4ª Coord. Regional de Ensino (CRE)RJ, a questão social 

coloca um entrave ao debate ambiental dentro das escolas públicas.

  • Como os professores podem apropriar de questões ambientais na prática de ensino se o meio ambiente escolar não oferece condições  adequadas de trabalho nem propiciam bem-estar aos seus alunos?
  • A dificuldade de trabalhar em conjunto com o entorno da escola? 

A Coord. Pedagógica Solange Lacorte investe na abordagem de questões ambientais desde 2009 na escola municipal em  trabalha. Em outra escola pública, o coordenador pedagógico Fabrício Macedo planeja ações de conscientização acerca do lixo gerado dentro e fora da escola para 2012. As duas iniciativas são exemplos de inserção da discussão ambiental no âmbito escolar.