Rio+20 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Projeto Interdisciplinar

Este Blog é uma criação das alunas do curso de gradução em Pedagogia da faculdade integrada AVM "grupo esperança" com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos com o tema RIO+20. Educação Ambiental, contribuindo em gerar uma consciência ecológica, em cada ser humano preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que persiste mudar o comportamento envolvido a proteção da natureza. O desenvolvimento sustentável deve estar também aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural . A criança, desde de cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Saiba como será o feriado no Rio durante a Rio+20


O prefeito Eduardo Paes vai sancionar nesta sexta-feira o projeto de lei, de autoria do Executivo e aprovado ontem pela Câmara dos Vereadores, que declara feriado escolar nos dias 20, 21 e 22 de junho, durante a reunião de cúpula da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Os estudantes das redes pública e privada vão desfrutar de um feriadão de cinco dias sem aulas, de quarta-feira a domingo.


A medida estende-se a todos os estabelecimentos educacionais, incluindo os de educação infantil e de ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, bem como as creches e as escolas e cursos, de qualquer nível ou natureza, reconhecidos ou não. O funcionalismo público municipal terá ponto facultativo, exceto nos serviços essenciais. Já o comércio, no entanto, abrirá normalmente. Serviços públicos, como metrô, trem e Detran, ainda avaliam se adotarão horários especiais de funcionamento no feriado.

O feriado, que atende a um pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, tem como objetivo reduzir o fluxo de trânsito nas sempre congestionadas ruas do Rio, para garantir agilidade e segurança no deslocamento dos chefes de estado e de governo convidados.

Fora do Rio - Além do feriado, a prefeitura tenta de tudo para esvaziar o tráfego na cidade, que tem hoje uma frota de cerca de 2,5 milhões de veículos. Um exemplo é a nova campanha do projeto Carioquinha, que oferece descontos em passeios turísticos na cidade. Esse ano, o modelo foi modificado para incentivar os cariocas a viajarem para o interior durante a Rio+20. O Carioquinha foi ampliado para dois meses e dividido em duas etapas: na primeira, de 4 de maio a 4 de junho, os descontos serão apenas na capital. Depois, de 5 de junho a 1º de julho, é a vez do interior. Para convencer os moradores do Rio a deixarem a cidade, são oferecidos descontos em hotéis de Búzios e Friburgo, por exemplo.



Aterro do Flamengo


Será a sede dos eventos de ONGs, instituições públicas e pequenas ou médias empresas. Estão previstos para o local a Cúpula dos Povos e a Marcha das ONGs. Os eventos começam no dia 13 e vão até 22 de junho, em uma extensão de área ainda a ser definida pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Palácio Guanabara



A sede do governo estadual e a residência oficial do governador vão receber reuniões preparatórias da Cúpula Mundial dos Governos Regionais e o coquetel de boas vindas para as autoridades. As atividades estão agendadas para os dias 17 e 18 de junho.



Favela da Rocinha


Ocupadas por policiais militares das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), algumas das favelas consideradas ‘pacificadas’ receberão visitas de delegações, empresários e jornalistas. Estão no roteiro o Complexo do Alemão, na zona norte; Chapéu MangueiraBabilôniaPavão-Pavãozinho,Cantagalo e Rocinha, na zona sul; e Cidade de Deus, na zona oeste.

Pavilhão do estado do Rio





Em uma área de cerca de 4 mil metros quadrados estão previstos diversos eventos e encontros,  entre eles o lançamento de uma marca que visa a associar o estado do Rio ao conceito de sustentabilidade e o Megacidades, encontro nacional sobre políticas públicas voltadas para ações sustentáveis. No pavilhão será lançado o Clean Revolution, pelo Climate Group. Estão previstas também uma sessão da R20, iniciativa liderada pelo ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o World Green Summit, encontro empresarial sobre sustentabilidade. Os encontros vão de 13 a 22 de junho.



Autódromo de Jacarepaguá

Será a área destinada a ONGs e empresas do estado do Rio, com eventos entre os dias 13 e 22 de junho.

Forte de Copacabana




Será a área destinada aos governos de cidades reunidos na coalizão internacional C40, voltada para as questões ambientais das grandes cidades. As datas das atividades ainda não foram definidas pela organização. 


 Rio Centro