Rio+20 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Projeto Interdisciplinar

Este Blog é uma criação das alunas do curso de gradução em Pedagogia da faculdade integrada AVM "grupo esperança" com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos com o tema RIO+20. Educação Ambiental, contribuindo em gerar uma consciência ecológica, em cada ser humano preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que persiste mudar o comportamento envolvido a proteção da natureza. O desenvolvimento sustentável deve estar também aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural . A criança, desde de cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ALÔ, PROFESSOR, INTERVALO: RIO +20 CHEGA ÀS ESCOLAS

Tema sobre discussão ambiental, no âmbito escolar, a Rio +20 ganha mais força nas escolas. Iniciativas como a da Coordenadora PROFESSORA Solange Lacorte e do professor Fabrício Macedo, que relataram suas experiências  no debate ocorrido durante a Palestra “Saúde, ambiente e Sustentabilidade” – Perspectiva para a Rio +20 promovida pelo Museu as Vida em 12/03/12 na Fundação Oswaldo Cruz.  , onde foi possível dentre as perguntas, numa plateia na sua maioria de coordenadores pedagógicos da 4ª Coord. Regional de Ensino (CRE)RJ, a questão social 

coloca um entrave ao debate ambiental dentro das escolas públicas.

  • Como os professores podem apropriar de questões ambientais na prática de ensino se o meio ambiente escolar não oferece condições  adequadas de trabalho nem propiciam bem-estar aos seus alunos?
  • A dificuldade de trabalhar em conjunto com o entorno da escola? 

A Coord. Pedagógica Solange Lacorte investe na abordagem de questões ambientais desde 2009 na escola municipal em  trabalha. Em outra escola pública, o coordenador pedagógico Fabrício Macedo planeja ações de conscientização acerca do lixo gerado dentro e fora da escola para 2012. As duas iniciativas são exemplos de inserção da discussão ambiental no âmbito escolar.

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